Alcântara - Vencedora na categoria Estruturação para o Turismo, a Prefeitura Municipal de Alcântara concorreu com um projeto que estimula a agricultura familiar com fortes repercussões no Turismo, uma das principais vocações econômicas do município. A Prefeitura realizou um diagnóstico para identificação dos principais parceiros nas áreas de crédito, assistência técnica e fomento, e assim conseguiu chegar a 506 produtores beneficiados. Destes, 495 foram capacitados, com realização de 32 cursos, e quatrocentos deles já receberam recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar - Pronaf.
Sobre as ações que justificaram a premiação da prefeita Heloísa Helena Leitão, Alcântara desenvolveu no campo do Turismo as seguintes atividades: capacitação de 180 pessoas com enfoque para a integração regional, incentivo à produção de artesanato e à cultura popular; reforma e estruturação do Terminal de Passageiros, com instalação de posto de informação turística (guias, folheterias e DVDs sobre as potencialidades do município), loja de artesanato, lanchonete e outras melhorias que garantem o conforto do turista; preparação da comunidade para identificar as oportunidades de negócios, com recursos do projeto “Brasil, meu Negócio é o Turismo”; formação de 27 condutores de turismo; diagnóstico dos meios de hospedagem para subsidiar o projeto Cama e Café, que visa a melhorar o atendimento em pequenas pousadas; integração ao pólo turístico de São Luís e geração de três novos roteiros, objetivando consolidar Alcântara como segunda opção de visita para quem desembarca no Maranhão, por São Luís; apoio e incentivo à cultura popular.
Seus principais parceiros nessas ações foram os ministérios do Turismo e da Cultura.
Central - Vencedora na categoria Estruturação e Governança Local para o Desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Central desenvolveu o projeto Conhecer para Desenvolver, com a realização de um diagnóstico para identificar as principais potencialidades econômicas do município.
Com base neste levantamento, conseguiu chegar a 2 mil 400 agricultures familiares. O que justificou a premiação foram as ações voltadas para o planejamento e a estruturação do município, que foi contemplado com um Programa de Desenvolvimento Sustentável, alicerçado em cinco pontos fundamentais: social, ambiental, econômico, informação e conhecimento e político-institucional.
Para desenvolver suas ações, o prefeito Irã Monteiro Costa criou duas secretarias, a de Assistência Social e da Produção e Meio Ambiente, sendo que esta última foi a responsável pela coordenação, execução e controle das políticas e das ações ligadas à produção agropecuária e abastecimento, desenvolvimento econômico e política ambiental, bem como à dinamização das indústrias e do comércio locais, em conformidade com a preservação do meio-ambiente.
Ainda como parte desse programa, a Prefeitura de Central desenvolveu uma ação voltada para a Modernização e o Desenvolvimento, que resultou na informatização de toda a estrutura administrativa, facilitando o controle e a aplicação dos recursos públicos, acesso a bancos de dados, integração das ações e capacitação de parceiros para obtenção de recursos financeiros etc.
Em Central, foram identificacinco setores prioritários para o desenvolvimento da economia: na agricultura, o cultivo da mandioca, do feijão, de hortaliças e de cana-de-açúcar; e na pecuária, a criação de galinha caipira e de gado bovino.
Itapecuru - Pelo Projeto Gosto Caipira, a Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim venceu na categoria Tratamento Diferenciado às Micro e Pequenas Empresas, que estimula a criação de frangos na zona rural, projeto que começou com 3 mil frangos, sendo que a meta é atingir ainda este ano mais de 15 mil, o que beneficiará cerca de cem famílias.
Para garantir a comercialização dessa produção, a Prefeitura firmou o compromisso de adquirir 20 por cento da criação de frangos, a fim de abastecer a merenda escolar, enquanto o restante é colocado no mercado tradicional.
Os principais parcerios da Prefeitura nesta iniciativa são a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a União dos Clubes de Mães e o Serviço Nacional da Agricultura - Senar. Além de estimular a economia rural, o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Itapecuru-Mirim visa a estimular o associativismo e o cooperativismo. Como principais resultados dessas ações registra-se que foram 100 famílias qualificadas, mais oferta de produtos alimentares no mercado, melhoria da renda familiar e valorização da produção.
Ainda dentro desta linha de dar tratamento diferenciado às MPEs, a Prefeitura de Itapecuru firmou parceria com a Fundação Banco do Brasil para a inclusão digital de micro e pequenas empresas. Já foram treinados 110 profissionais que trabalham para estas empresas. No aspecto associativismo, foram criadas 23 instituições e capacitados quarenta dos seus associados, através da Escola de Governo do Maranhão.
Pedreiras - O prefeito Lenosilon Passos da Silva foi premiado na categoria Prefeito Empreendedor, pelo Projeto de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável de Pedreiras, nascido do I Seminário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Médio Mearim, realizado em agosto do ano passado, que reuniu cerca de 450 pessoas dos mais diversos segmentos econômicos e sociais.
O passo seguinte da Prefeitura foi a realização de um diagnóstico sobre oferta de água tratada, questão fundiária, associativismo, produção, potencial produtivo e outros.
Ainda como parte deste diagnóstico, a Prefeitura de Pedreiras constatou que a maioria da população depende da atividade agropecuária para se sustentar, porém o nível de produção ainda é considerado muito baixo nas culturas de arroz, milho, feijão, banana e mandioca, as mais desenvolvidas no município. Para corrigir essas distorções, foi criado o Programa de Formação e Capacitação de Agricultura Familiar de Pedreiras, que resultou na capacitação de quatorze horticultores, 34 pequenos produtores de leite e diversos outros.
A Prefeitura mantém ainda uma equipe profissional para atendimento de demandas por créditos para produtores familiares. Até novembro do ano passado, foram recebidas 419 propostas devidamente enviadas ao Banco do Nordeste, sendo que 316 delas foram aprovadas, o que garantiu a injeção de R$ 357 mil d 45 reais na economia rural do município.
Os recursos foram distribuídos entre quebradoras de côco babaçu, pescadores, avicultores e horticultores.
São Luís - Única concorrente na sua categoria, a Prefeitura de São Luís ficou com o troféu Grandes Cidades. O projeto apresentado pela administração municipal da capital refere-se ao incentivo ao artesanato, inclusão digital, turismo sustentável e escolarização e Eco-Emprendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário